quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

MakeUp Tips: Como achar o seu tom certo de base.

É sempre aquele dilema na hora que vamos escolher a cor de base. Infelizmente não há uma tabela universal, então cada marca lança inúmeras cores com uma infinidade de numerações diferente. Fatalmente ficamos perdidas com tantos números e códigos.
Como se não bastasse escolher a cor, ainda temos que ficar ligadinhas no subtom da pele. Algumas peles tem o fundo amarelado ou mais quente, outras subtom rosado ou mais frio, e isso influencia muito no resultado final da maquiagem.
Diquinhas são sempre valiosas nessa hora. 



Se você for comprar a base na loja, nunca faça o teste no pulso ou no pescoço. O ideal é fazer o teste no rosto mesmo.
As bases geralmente demoram um certo tempo para assentar na pele, muitas inclusive se adaptam ao seu tom de pele depois de alguns minutos. Por isso, vale a pena dar uma volta, esperar a base secar e, principalmente, observá-la em outras iluminações. 
Vale pedir amostrinhas também. A base é um item de maquiagem relativamente caro, não queremos despediçar dinheiro em uma que não é do nosso tom, certo?
Se a base for da MAC, fique atenta com os códigos a frente da númeração. As bases NW são para peles com fundo rosado e as bases NC para peles de fundo amarelado.
Em outras marcas fica mais difícil identificar os subtons, é preciso ter paciência e pesquisar.
A Chanel por exemplo separa as suas bases da seguinte forma: Beige (neutro), Beige Rosé (frio) e Beige Ambré (quente). 
Já a Urban Decay, o subtom amarelado está presente nos números inteiros, por exemplo 1.0 - 2.0, e o rosado nos números quebrados, 1.5 - 2.5.
É importante tomar conhecimento se a marca da sua base faz essa divisão de subtons.
Não tem como errar (muito) seguindo essas instruções, mas se mesmo assim a base ficar um pouco mais clara, corrija a diferença com pó bronzeador. Se, no entanto, ficar mais escura, corrija com um pó mais claro ou misture com um pouquinho de hidratante oil-free ou água termal pra diluir. Se por fim ainda ficar escura, tente usar a base como contorno do rosto. Fica bem natural.
É importante ter em mente sempre que uma boa base tem que fundir com a cor da sua pele e ficar o mais próximo possível da cor do seu rosto.

Agora se você está pensando em comprar uma base pela internet, o risco de errar é maior. Para isso, existem ferramentas que ajudam a encontrar o tom ideal ~ ou mais aproximado ~ de determinada marca baseado na informação de um tom de outra marca. 
Por exemplo, você informa a cor da sua da Studio Fix - MAC e descobre o seu tom ideal para a Colorstay da Revlon.
Eu indico a ferramenta Findation para esses momentos de dúvida, vale super a pena salvar nos favoritos. (clique aqui)


Outra ferramenta é a Foudation Matrix, um pouco complicadinha mas é o mesmo sistema. Além de especificar o tom, ela ainda sugere tipos de cobertura e acabamentos.
Uma outra dica que eu deixo, é que no site da Sephora.com, a maioria das bases possuem descrição de tons e subtons específicos em cada cor, exemplo, eu sei que o meu tom é médio, e meu subtom é mais amarelado, então pela descrição da Sephora gringa consegui ter noção da cor certinha da maioria das bases que comprei sem errar, que é quase sempre medium beige with yellow undertones. Então sempre busco a cor correspondente a essa descrição.

É isso gente, espero que vocês tenham apreciado as dicas.
O próximo post vou fazer resenha da Revlon Colorstay que estou devendo pra vocês.
Beijos.

5 comentários:

  1. Amiiiiiiiiiiiiiga, você arrasa nas dicas! Por isso te escolhi pra ser minha "personal makeup".
    Beijo, amo tu.
    Vanessa Coelho.

    ResponderExcluir
  2. adorei as dicas! não conhecia essas ferramentas para ajudar na cor da base!
    mto legal!!!

    bjos

    ResponderExcluir
  3. O Foundation Matrix é uma super mão na roda na hora de escolher o tom da base!
    Mas acho muito válido também a pessoa ir na loja e pedir para testar!
    E comprar na internet, lógico. kkkkkkkkk

    Beijos e beijos
    Elaine

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post!!! =)

    http://www.modaincloset.com

    ResponderExcluir

Comentem muito!;)